2013-10-30

Chá de raiz de gengibre (Zingiber officinale)

Olá, como estão a entrentar a chegada do frio? Mais uma vez tenho sugestões para melhor enfrentar o Outono. Gripes? Constipações (br: resfriados)? Retenção de líquidos? Desânimo? Há algo que pode ajudar e é tão simples!

O Chá de Gengibre.

"O gengibre é um dos melhores fitoterápicos do mundo", enfatiza a nutricionista Sarah Merson, autora do livro Alimentos que Curam (ed. Publifolha).


Benefícios para a saúde: melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação anti-inflamatória, antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva. Melhora o ânimo e a disposição geral. É indicado também para tratar enjôos, enxaquecas, gripes, gastrite e úlceras. É auxiliar no emagrecimento pela ação termogénica.

Outro dos aspetos positivos deste chá é que o gengibre é facilmente encontrado (qualquer hipermercado tem) e tem um preço muito acessível.

Como fazer?

Coloca cerca de uma colher de chá de gengibre picado em meio litro de água a ferver. Deixa ferver cerca de 2 minutos, desliga e deixa repousar por 5 minutos, no mínimo. (Podes adicionar um pouco de casca de limão a este chá, para o tornar mais saboroso). 2 chávenas por dia podem fazer milagres. :)

Por último, este chá é superalimento para todos os tipos genéticos (sem exceção). Que se pode querer mais?