2013-10-30

Outono - Reforçar as defesas!

Olá a todos, como vai a vossa dieta? Algumas das "restrições" das dietas do tipo genético, tornam o Outono, início da época de gripes e constipações, uma época de especial atenção. O "professor" não tolera a laranja, nem a tangerina. Já o "explorador" e o "coletor" não toleram o kiwi, e têm ponto na laranja e tangerina. Ora, esses são frutos ricos em Vitamina C, e estamos no Outono ... então, o que fazer para nos protegermos contra as gripes e constipações?

Bem, temos, como sempre, de substituir os alimentos proibidos pelos superalimentos, com características idênticas.

Assim, podemos encontrar Vitamina C em verduras (as benéficas a cada tipo genético), salsa, cebola, abacaxi, e limão , (ainda tem a castanha portuguesa, que é supernalimento para o "professor", tem ponto para o "explorador", mas que infelizmente é toxina para o "coletor").

Há ainda outra ajuda: o mel (tem ponto para o "coletor"; mas tem losango para o "professor" e é superalimento para o "explorador")! Consumir mel de abelhas é altamente benéfico para a nossa saúde, pois está provado que o mel é uma grande fonte de energia, estimula a formação de glóbulos vermelhos porque possui ácido fólico, ajudando, também, a incrementar a produção de anticorpos. É antisético e antibiótico. Se consumirmos regularmente mel de abelhas, estaremos a enriquecer a nossa alimentação, já que, tendo um efeito emoliente, auxiliará a digestão, vivificará e fortalecerá o tórax, o sistema nervoso e os pulmões. Contém as vitaminas B, C, D e E, além de minerais, água e enzimas.

Fazer exercício físico regular também é de grande ajuda para reforçar o nosso sistema imunológico. Assim, faça exercício todo o ano - e não apenas no Outono.

Por último, existem suplementos alimentares acessíveis, à venda em hervanárias, que poderão, em caso de necessidade, ser uma ajuda extra como prevenção de doenças e no seu combate. Eis alguns de plantas e minerais pelos quais poderemos procurar (vejam as respetivas listas, para ver se podem tomá-los, e tenham o cuidado de consultar o vosso terapeuta antes de iniciar qualquer tratamento com suplementos):
  • Propólis;
  • Equinácia (propriedades anti-inflamatórias e pela sua acção antibiótica e anti-viral);
  • Zinco (propriedades anti-virais e imuno-estimulantes, sendo particularmente eficaz no tratamento dos sintomas das constipações e gripes);
  • Extracto de Alho Envelhecido (acção imuno-estimulante);
Ou então, eis aqui alguns produtos, completos, também naturais e comercializados por herbanárias:

E era isto que tinha para partilhar convosco. Mas nunca se esqueçam de que a consulta deste blog não substitui a consulta de um técnico de saúde. É tudo ... tenham uma boa saúde!