2013-11-08

Arroz integral com legumes

Olá a todos. Lembram-se no post sobre o arroz integral? Bem ... este tipo de arroz é superalimento para os tipos genéticos "caçador", "professor" e "nómada", tem losango para os "explorador" e "guerreiro" e tem ponto para o "coletor". Logo ... é um ótimo alimento para praticamente todos nós. Mas há muita gente com algumas reservas em cozinhar este arroz, seja porque o sabor é diferente, seja porque leva mais tempo a cozer ...! Como prometido, aqui estou para vos deixar uma receita de arroz integral, fácil de fazer, e algumas dicas para que possam apreciá-lo no vosso dia a dia.

Antes de mais, é preciso saber que marca de arroz usam, pois cada marca exige medida de água e um tempo de cozedura diferentes. Por exemplo, a marca Dia (dos supermercados Mini-preço), exige 3 medidas de água e cerca de 45 minutos de cozedura, enquanto que a marca Saludães, já só exige 2 medidas de água e cerca de 25 minutos de cozedura. Existem ainda outras marrcas, assim sendo, estejam atentos às instruções da embalagem. Se tiverem pouco tempo para cozinhar, podem cozer o arroz na panela de pressão (diminui consideravelmente o tempo) ou podem também demolhá-lo (mínimo 3 horas), pois fica ainda mais saboroso.

Arroz Integral com legumes

*1 medida de arroz integral marca Pingo Doce;
*2 medidas de água;
*1/2 Cebola;
*1 dente de Alho;
*1 folha de louro;
*Sal e azeite q.b.
*1 cenoura ralada
*Ervilhas q.b.

Aqui em casa optamos por tudo o mais saudável possível, assim sendo, não costumamos refogar o alho e a cebola - mas podem fazê-lo, se preferirem. Então, comecem por colocar a água, num tacho, e ligar o lume. Temperem com o sal, azeite, cebola e alho e a folha de louro. Deixem ferver e adicione o arroz, mexendo um pouco. Após 15 minutos, adicione a cenoura e as ervilhas. 5 minutos depois, a água deve ter sido toda absorvida e o arroz deverá estar pronto a comer. (Adaptem esta receita a qualquer marca de arroz integral que comprem - sempre seguindo as instruções da embalagem)

Podem acompanhar este arroz com carne ou peixe, como preferirem. Também pode adaptar a substituir estes legumes por outros, ou acrescentar os que quiserem, mediante a Dieta do Tipo Genético. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário