2013-11-22

Bróculos - Saúde, Beleza e Bem-estar

Hoje vamos falar um pouco sobre os brócolos! Todos sabemos que fazem bem à saúde ... mas quais são mesmo os seus benefícios? São bons para o meus tipo genético? Como comê-los? Vejamos ...! 


Se, por acaso, faz uma dieta alimentar para emagrecer saiba que os brócolos têm poucas calorias - só isso faz com que desejemos saber mais sobre este poderoso alimento!

10 Benefícios dos brócolos para a saúde

  1. Ajudam a prevenir vários tipos de câncer ou cancro os brócolos têm um poderoso antioxidante e um anticancerigeno que dificulta o crescimento do cancro da mama, do colo uterino e da próstata.
  2. São ricos em proteína magra - uma chávena de brócolos contém as mesmas proteínas que uma de arroz ou de milho e com a vantagem de terem metade das calorias.
  3. Fortalecem o sistema imunológico - têm grande quantidade de betacaroteno, zinco e selénio que fortalecem o sistema imunológico.
  4. Ajudam a ter uma gravidez tranquila - têm ácido fólico que auxilia na formação do feto.
  5. Ajudam a reduzir a insulina e o açúcar no sangue - como os brócolis têm muita fibra e pouco açúcar o nível de insulina e de açúcar no sangue será reduzido. 
  6. Ajudam a prevenir doenças cardíacas - têm carotenoide luteína, folato e vitamina B6 que ajudam a prevenir doenças cardíacas. 
  7. Ajudam a manter os ossos saudáveis - têm muito cálcio e vitamina K que ajudam a prevenir a osteoporose entre outras doenças. 
  8. Ajudam a regular a pressão sanguínea - têm cálcio, potássio e magnésio que ajudam a regular a tensão sanguínea. 
  9. Ajudam a prevenir gripes e constipações -são uma boa fonte de vitamina C que ajuda a prevenir gripes e constipações. 
  10. Ajudam a diminuir a progesterona nos homens. 

És daquelas pessoas que torcem o nariz só de pensar em brócolos? A quantidade de benefícios talvez te faça mudar de ideias!

Como comer os brócolos

Eis algumas sugestões:
  • Brócolos com amêndoas: Cozinha os brócolos ao vapor (ou coze, simplesmente, por cerca de 5 minutos) com manteiga e sumo de limão, e polvilhe com amêndoas tostadas;
  • Puré de brócolos: Cozinha o brócolos ao vapor (ou coze, simplesmente, por cerca de 5 minutos), amassa e adiciona leite (algum dos permitidos para o teu tipo genético) e queijo ralado. Serve com vegetais crus ou grelhados;
  • Salada de brócolos: Cozinha os brócolos ao vapor (ou coze, simplesmente, por cerca de 5 minutos), espera arrefecer, junta grão de bico (ou algum outro grão permitido), tomate cereja, queijo (de preferência branco e mole), azeite e sumo de limão;
  • Creme de brócolos: Refogue a cebola e o alho no azeite (para uma opção mais saudável, use estes ingredientes sem o refogado), junta os brócolos e uma batata pequena, e cobre com água; deixa cozinhar até ficar macio e rala tudo;
  • Omelete de brócolos: Refoga o alho e os brócolos cozidos ao vapor numa frigideira, adiciona os ovos batidos e queijo (eu gosto de queijo da ilha);
  • Brócolos com frango: Refoga numa frigideira a cebola, alho, salpicão de peru picadinho, brócolos e pedaços de frangos cortados em tiras, junta pimenta e sal. 
Pessoalmente, uso muitas vezes brócolos cozidos, para acompanhar praticamente qualquer refeição, e o creme de brócolos, pois é muito saboroso e simples de fazer.


Relação com os tipos genéticos: é superalimento para o "caçador", "nómada" e "explorador", tem ponto para o "coletor" e "guerreiro", neutro para o "professor". Aqui em casa, como temos pessoas do tipo "professor" e "explorador" - é sopa que dá para ambos! :) 

Boa dieta!



Fontes: