2013-11-05

Castanha portuguesa - propriedades nutricionais

Olá a todos, como vai essa dieta? Uma das melhores coisas do Outono é o cheirinho a castanhas assadas que inunda as cidades. Quem resiste a um cartuchinho delas?


São quentes e boas, podem ser comidas assadas, cozidas, misturadas nos cozinhados ou ainda reduzidas a farinha para fazer os mais diversos pratos.

Aquilo que muitas vezes não sabemos, é que a castanha portuguesa é uma fontes de inúmeros benefícios para a saúde!

Ao contrário dos outros frutos secos, a castanha é rica em hidratos de carbono completos, sob a forma de amido e fibra, e contém pouca proteína e gordura. Por isso, tem menos calorias do que os outros frutos secos. De facto, 100gr de castanhas contêm apenas cerca de 180Kcal, enquanto que a mesma quantidade de amendoins ou amêndoas fornecem de 570 e 620 Kcal, respetivamente. Por outro lado, cerca de 100gr de castanhas fornecem aproximadamente um terço da dose diária recomendade de Vitamina E, e um quarto da de Vitaminha B6. É uma excelente fonte de minerais como o cálcio, o potássio e o magnésio.


As quantidades apreciáveis de Vitamina B e fósforo, sugerem que a castanha ajuda a manter saudável o sistema nervoso. Está altamente recomendada a pessoas sujeitas a stresse físico e psicológico. O aminoácido triptofano ajuda a relaxar e a conciliar o sono. O fósforo é um mineral essencial, desempenhando um papel importante no desenvolvimento de ossos e dentes.


Infelizmente, estes benefícios não são para todos os tipos genéticos. De facto, para o "caçador" e o "coletor", a castanha portuguesa é considerada toxina. No entanto, todos os outros o podem ingerir.: para o "professor" e o "nómada" é superalimento, para o "explorador" tem ponto e para o "guerreiro" é neutro.

Bom apetite a todos e boa dieta! :)

Fontes: