2013-11-18

Chia - Saúde, Beleza e Bem-estar

Salvia Hispanica, mais conhecia como Chia, é uma planta herbácea  da família das lamiáceas, com origem nas regiões da Guatemala, do México e da Colombia.

A planta é mais conhecida por sua semente,  que é vendida integralmente, moída ou em forma de óleo. Fonte indiscutível de energia, esta semente tem grandes benefícios para a saúde!

Principais componentes

  • Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas, tanto animal quanto vegetal. Possui teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.
  • Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que ele também ajuda a queimar gordura no organismo.
  • Magnésio: possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes .
  • Manganês e fósforo: três vezes mais do que no espinafre.
  • Proteínas:  É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa.
  • Fibras: a alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. São também extremamente ricas em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento até hoje.
  • Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.

Ajuda a perder peso


Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento
  • Causa saciedade: "as suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. Ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores". 
  • Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite". 
  • Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".

Como usar?

Pessoalmente, gosto de colocar sementes de chia nos meus cereais do pequeno-almoço, como mostra a fotografia (misturo com sementes de linhaça moídas, flocos de aveia, cereais de arroz e às vezes, framboesas).

Mas há inúmeras maneiras de usar esta semente! Podem colocar em saladas, sopas, fruta moída, etc, etc.

Relação com os tipos genéticos:

Caçador Coletor Professor Explorador Guerreiro Nómada
Chia super losango neutro super neutro super



Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário