2013-12-11

Pão de feijão azuki e chia - sem glúten e sem lactose

Olá a todos! Lembram-se do post sobre o feijão azuki? Pois bem, estava eu a cozer o feijão, para fazer uma deliciosa feijoada, quando me lembrei que já tinha visto algures uma receita de pão de feijão.

Pois bem, fui procurar e consegui encontrar. Olhei para o meu feijão e achei que poderia dispensar um pouco para experimentar este tipo de pão. Claro, tive que adaptar a receita, mas o resultado foi muito satisfatório e com certeza vou repetir - cá em casa gostaram muito!


Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 275ml de água de cozer o feijão, morna;
  • 30ml de água e 2 colheres de chá de sementes de chia;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 300gr de Mix B, da Shar;
  • 150gr de feijão cozido, escorrido e moído;
  • 1 saqueta de fermento Shar.

Inicialmente, colocar a chia nos 30 ml de água e reservar (dentro de 15, 20 minutos, esta mistura ter-se-á tornado gelatinosa e então poderemos usá-la na receita).

Na cuba da MFP, colocar todos os ingredientes, pela ordem apresentada. Selecionar o programa Pão Rápido. Deixar a máquina fazer todo o trabalho - enquanto isso podemos ler, arrumar, brincar com o bebé ...!


O resultado é um pão de interior cor de vinho, muito saboroso e nutritivo. Esta é uma ótima maneira de aproveitarem feijão - eu normalmente cozinho o pacote inteiro, e depois de uma parte faço feijoada, outra parte divido em caixinhas e congelo (para usar depois, por exemplo, num arroz de feijão, ou numa sopa).

Este é um tipo de pão que fica ótimo com um doce de tomate-cereja!

Bom apetite! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário